quarta-feira, 26 de outubro de 2011

DRE de Arraias desenvolve projeto de aprimoramento da Educação a partir de recursos tecnológicos  


Escrito por Marcus Mesquita    

        Em fase de desenvolvimento pelo Núcleo de Tecnologia para a Educação (NTE) da Diretoria Regional de Ensino (DRE) de Arraias, o projeto ”Clicar para Incluir” busca a melhoria do método educacional priorizando a prática e o aprendizado dos alunos envolvidos a partir da utilização de recursos tecnológicos. Professoras-formadoras responsáveis pela ação, Ana Maria Di Santos e Josemília Oliveira Xavier, inicialmente, estão aplicando o projeto na Escola Estadual Jacy Alves de Barros, de Arraias, trabalhando a proposta da inclusão digital educacional com a professora Eliene de Jesus e com a turma de 5º ano do Ensino Fundamental da unidade.
     Para efetivar esta proposta, segundo o NTE, o “Clicar para Incluir” cria situações de aprendizagem que exercitam a construção do conhecimento, a criatividade, o trabalho colaborativo e o desenvolvimento de habilidades por parte da educadora e dos estudantes. Para isto, o projeto se atém a criar um ambiente rico para estudar, praticar e buscar aprender com os recursos tecnológicos, inclusive com a interação da classe com os espaços virtuais informativos educacionais, levando a professora a se familiarizar com os sites da Secretaria Estadual da Educação (Seduc), Domínio Público, TV Escola, Rived, o Portal do Professor, e, também, estimulando o uso do blog, do e-mail, e do data-show como ferramentas pedagógicas.
     Outras iniciativas do projeto são, conforme os próprios elaboradores, instigar, entre os envolvidos, a reflexão sobre a importância das tecnologias na Educação e oferecer aos alunos os princípios básicos da informática para a inclusão digital e melhoria da aprendizagem, além de gerar a capacitação da professora para o uso do computador como ferramenta diária de trabalho.
        “Partindo de uma discussão dos limites e possibilidades abertas pelas inovações tecnológicas na Educação, o objetivo deste trabalho é salientar que a introdução digital pode gerar resultados positivos ou negativos, dependendo do uso que o professor faz dessas tecnologias. Salienta-se, também, a necessidade de que mais discussões sobre o efeito dessas inovações sejam realizadas e de que os professores estejam preparados para agir neste novo contexto que se apresenta, possibilitando a desmistificação do computador em sala de aula”, argumentam as responsáveis pelo “Clicar para Incluir.” (Ascom Seduc / Marcus Mesquita, com informações da DRE de Arraias).
NTE EM AÇÃO

Nós, professoras multiplicadoras do NTE da Diretoria Regional de Ensino de Arraias, pensando na melhoria da educação e priorizando a prática e o aprendizado dos alunos, estamos desenvolvendo o Projeto “Clicar para Incluir” com os alunos e a professora do 5ºano da Escola Estadual Jacy Alves de Barros. Temos o desfio de aproveitar e valorizar a experiência de cada um dos participantes, bem como, de promover um ambiente rico para estudar, praticar e buscar aprender com os recursos tecnológicos.
Assim, é sabido que a Inclusão Digital nas escolas traz consigo um novo tipo de aluno e professor. Essa nova forma de ensinar e aprender requer observações, avaliações e orientações ininterruptas, considerando que a Inclusão Digital na escola está apenas iniciando uma revolução na relação ensino/aprendizagem em ambientes virtuais. Atentos à possibilidade de maior interação promovida pela aprendizagem assistida por computador, pesquisadores procuram fazer com que o aprendizado possa ocorrer de forma colaborativa. Nesses ambientes, professores e alunos interagem na construção de um objetivo comum, passando a ser alunos e professores uns dos outros, possibilitando a transformação da imensa carga de informação recebida diariamente em conhecimento sistematizado. Este trabalho visa a observar e a avaliar, alguns dos caminhos pelo qual essa transformação tem passado, bem como, a visualizar algumas novas pistas por onde seguir nessa longa e desafiante jornada.
Partindo de uma discussão dos limites e possibilidades abertas pelas inovações tecnológicas na educação, o objetivo deste trabalho é salientar que a introdução digital pode gerar resultados positivos ou negativos, dependendo do uso que o professor faz dessas tecnologias. Salienta-se, também, a necessidade de que mais discussões sobre o efeito dessas inovações sejam realizadas e de que os professores estejam preparados para agir neste novo contexto que se apresenta, possibilitando a desmistificação do computador em sala de aula.
Com o objetivo de propiciar o processo da inclusão digital a professora e  os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Jacy Alves de Barros, da professora Eliene de Jesus, criando situações de aprendizagem que levem os mesmos à construção do conhecimento, à criatividade, ao trabalho colaborativo e que resultem, efetivamente, na construção dos conhecimentos e habilidades esperados em cada turma. Pensando nisso, o referido projeto objetiva:
  • Refletir sobre a importância das tecnologias na educação;
  • Capacitar a professora para o uso do computador como ferramenta de trabalho;
  • Oferecer aos alunos do 5º ano, os princípios básicos da informática para a inclusão digital e melhoria da aprendizagem.
  • Promover a interação da professora do 5º ano aos sites educacionais: Portal do Professor, Domínio Público, TV Escola, Rived, e ainda o uso do blog, e-mail, data show como ferramentas pedagógicas. etc;
CAPACITAÇÃO

INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL EM LINUX

Pensando na possibilidade de fortalecer o trabalho em sala de aula usando os recursos tecnológicos, é que o NTE da Diretoria Regional de Ensino de Arraias ministrou na semana de 19 a 23 / 09 / 2011, o curso de Introdução à Educação Digital em Linux para os professores da sede.
Ao longo do curso foi possível analisarmos de que forma os Softwares do BrOffice Writer, Calc e Impress fomenta a aprendizagem de forma significativa, tendo ainda como ponto de reflexão neste encontro as impressões, dificuldades, avanços e os desafios enfrentados em nossa caminhada nesse segmento da Inclusão Digital.
Nós, Professores Formadores do NTE nos preocupamos sempre em nos colocarmos como parceiras auxiliando os cursistas da melhor maneira possível, mostrando de forma clara que as novas ferramentas podem auxiliá-los não mais apenas no seu trabalho pedagógico, mas, principalmente na própria organização do seu dia-a-dia como também no seu planejamento.
Ao final do trabalho foi possível visualizar que o aprendizado conquistado, desenvolveu uma atitude positiva na capacidade de aprender de cada um dos cursistas, onde com certeza, serão capazes de continuar investigando, explorando, observando e experimentando novos saberes.
Esse foi o nosso desafio. Valeu a pena!....
TRABALHANDO EM PARCERIA

      O trabalho de parceria com o NTE e a Escola Estadual Apoenan de Abreu Teixeira também faz a diferença, possibilitando aos professores um melhor acompanhamento no seu dia-a-dia em sala de aula.
     Na quinta-feira (06/10/2011), no período vespertino, tivemos a oportunidade de ministrar a oficina “O uso dos recursos tecnológicos como estratégia pedagógica” na referida escola para os professores do Ensino Fundamental, onde o ponto importante dado ênfase neste encontro foi o olhar cuidadoso ao uso destes recursos no processo ensino aprendizagem.
    No momento da avaliação da oficina, foi possível refletirmos junto com a equipe sobre o planejamento, a importância desse olhar diferenciado frente a esses novos recursos e ainda o trabalho coletivo no grupo, pontuando sempre que possível para as contribuições que os conhecimentos aprendidos podem dar ao trabalho em sala de aula.
 A oportunidade de apropriar desses recursos e ao mesmo tempo trocar experiências foi bastante enriquecedora.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

MOMENTO DE ESTUDO NA DRE

 
O Setor Regional de Desenvolvimento da Educação e Ensino Integral, juntamente com as Professoras Multiplicadoras do NTE reuniram no dia 30/03, para estudo da Proposta de Avaliação da Educação Especial. A responsável pela Educação Especial na DRE, a professora Luciléia Martins fez a explanação da proposta pontuando algumas considerações importantes com o objetivo de esclarecer o trabalho com a mesma, tendo como foco o atendimento / acompanhamento às escolas. Foi um momento ímpar, onde foi possível sanar algumas dúvidas acerca da proposta. Na oportunidade discutimos também o pensamento de alguns autores como: Cipriano Carlos Luckesi, Jussara Hoffman, Vasco Pedro Moretto e ainda alguns fragmentos da Constituição Federal, Resolução nº 01 de 14 de janeiro de 2010 e a Lei de Diretrizes e Base da Educação. Entendemos que para assegurar uma Educação de qualidade, é fundamental que os educadores sejam apoiados para desenvolver uma prática pedagógica que transforme a realidade da escola, de modo que a diferença não tenha a conotação de desvantagem. É nesse contexto que foi apresentado este documento aos professores das classes comuns, que atendem alunos com necessidades educacionais especiais (NEE), objetivando promover reflexões acerca de suas atitudes, metodologias e formas de avaliação. Ao final do estudo tivemos a oportunidade de ouvir o depoimento da professora Suenildes Pereira, da Escola Estadual Brigadeiro Felipe, que enriqueceu o momento com relatos de muita relevância, onde experiências práticas que assim veem procedendo, tem demonstrado o acerto desta conduta, e os benefícios trazidos para todos.