Arraias tem história pra contar!
O arraial de Arraias teve o ouro como motivo principal e sua primitiva povoação, formou-se nas adjacências de um rico filão de ouro, que ficava situado no alto da Chapada dos Negros, distante 3 Km da atual cidade de Arraias.
Fugindo dos quilombos arruinados que havia pelo Brasil afora, um pequeno grupo de negros veio refugiar-se nas proximidades dessa aldeia, lugar que tornou o nome de Chapada dos Negros. Ainda hoje existe no alto desta chapada, vestígios do primeiro povoado de Arraias. Nesse local encontra-se, ruínas de casas, regos de captação de água e muros de pedras, certamente construídos pelos escravos.
O descobrimento das minas de Arraias provavelmente ocorreu no ano de 1739. A notícia do descobrimento das suas ricas lavras de ouro provocou um imenso fluxo de pessoas ávidas por riquezas. De forma improvisada e descontínua, foi-se formando o arraial de Arraias.
Em 1740, D. Luís de Mascarenhas, Governador da Capitania de S. Paulo depois de instalar Vila Boa de Goiás, oficializou os núcleos que ia encontrando como: Cavalcante, Arraias e Conceição. Com o auxílio do Capitão Felipe Antônio Cardoso, filho ilustre de Arraias, e a ajuda de negros escravos, transferiam a população que vivia na Chapada dos Negros para uma outra área por ele escolhida e juntamente com Domingos Pires fez traçar o arruamento da nova povoação que, depois, recebeu o nome de Arraias, conservado-o até hoje.