segunda-feira, 19 de abril de 2010

INTEGRAÇÃO DE MÍDIAS E PRÁTICA PEDAGÓGICA

A sociedade vem passando por transformações ocasionadas por várias inovações, entre elas, a tecnologia. Para enfrentar esta realidade precisamos nos organizarmos no sentido de formarmos cidadãos críticos, éticos com valores e atitudes.
Segundo Paulo Freire, a educação não pode fundar-se numa compreensão dos homens como seres vazios a quem o mundo encha de conteúdos, mas, a problematização dos homens em suas relações com o mundo. Isto porque o homem é sujeito de sua própria história e de seu próprio conhecimento, internalizando conteúdos e fazendo reflexão crítica.
Neste contexto a escola tem seu lugar na sociedade tecnológica e da informação. Diante desta realidade ela deve ser um espaço de produção de conhecimento, buscando atingir os objetivos, ajustando sua didática as novas realidades da sociedade do conhecimento, dos alunos e dos meios de comunicação. Precisamos deixar claro que a reconstrução da prática para o uso integrado de mídias requer também a integração de programas, de novas estratégias, de pessoas com o mesmo olhar, com o objetivo de propiciar novas formas de aprendizagem para os alunos.
A integração de mídias e a reconstrução da prática pedagógica nos remetem a algumas competências e saberes necessários para que o professor possa atuar com equilíbrio, confiança e adequação no sentido de integrar sua prática com a tecnologia e as mídias.
- Favorecer o acesso a todas as tecnologias disponíveis, dentro de uma estratégia conjunta de comunicação e aprendizagem;
- Propiciar a efetivação deste conhecimento com a utilização do laboratório de informática, garantindo assim, a significação destes conteúdos para os alunos;
- Pensar um ensino mais inclusivo e optar por caminhos que levem o aluno a aprender, a construir o conhecimento;
- O professor precisa conhecer o suficiente sobre tecnologia para entender como ela pode enriquecer o seu aprendizado;
- Precisa ter autonomia e saber aceitar o conhecimento construído trazido pelo aluno;
- O professor deve ser pesquisador, ter interesse em compartilhar e vontade de aprender, ter humildade em reconhecer limites e capacidade de promover interação e motivação.
Para tanto, o professor necessita ousar, romper barreiras, propor metodologias inovadoras utilizando-se da rede informatizada disponível como sua aliada no processo de construção do conhecimento.

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