quarta-feira, 29 de junho de 2011

CONHEÇA UM POUCO DA HISTÓRIA DE ARRAIAS!


Arraias é um município brasileiro do estado do Tocantins. Possui uma área de 5419,9 km² e localiza-se a uma latitude 12º55'53" sul e a uma longitude 46º56'18" oeste, estando a uma altitude de 682 metros. Sua população estimada em 2004 era de 10 970 habitantes.
História: Nascida no período áureo da mineração no Brasil, a cidade também atendia às demandas por metais preciosos, mais especificamente por ouro e prata, no período colonial. Essa exploração aconteceu concomitantemente com a da cidade de Goiás, mais conhecida como Goiás-Velho, antiga capital do estado de Goiás.
Geografia: Localizada no sudoeste do estado do Tocantins, é conhecida como "Cidade das Colinas", pois está cercada por muitas destas formações. Arquitetura: Na arquitetura da cidade predomina o estilo colonial português. Nas casas mais antigas, pode-se encontrar as iniciais dos patriarcas das famílias que as construíram e o ano em que foram construídas.
Turismo: O município tem um grande potencial turístico, ainda inexplorado. Locais como a Gruta da Fazenda Furnas, as ruínas da Chapada dos Negros, eventos religiosos, o carnaval "inocente" e um contato muito forte com quilombolas, além dos jarros brancos de artesanato típicos de Arraias ainda não despertaram o interesse de empresários que possam alavancar o desenvolvimento da região.

CONHEÇA O PATRIMÔNIO CULTURAL DE ARRAIAS

                     Roda de São Gonçalo  Quilombola da Lagoa da Pedra

"Lagoa da Pedra é uma comunidade rural de negros situada no município de Arraias (GO). A formação desse município está ligada à mineração de ouro (sécs. XVII e XVIII) para a qual concorreu a mão de obra escrava, o que explica em parte, o grande número de mestiços negros na sua população. A referida comunidade teve origem no início do século passado quando Joaquim Evangelista Machado, um provável descendente de escravos, tomou posse de uma gleba de 500 alq. de terra. Atualmente ali vivem 200 hab. aproximadamente, quase todos descendentes desse primeiro ancestral. Seu sistema de produção ainda é o de agricultura de subsistência porém com o alcance de uma frente de expansão na região tal estrutura vem se modificando radicalmente. Em outros termos, nas cercanias de Lagoa da Pedra está ocorrendo uma relatifundiarização ou seja, vários empresários do sul tem adquirido e acumulado inúmeras glebas de pequenos e médios proprietários tradicionais inclusive alguns da própria comunidade."

TELLES, Maria Otília da Costa. Produção Camponesa em Lagoa da Pedra. Tese - Mestrado - UnB. 1977.

PATRIMÔNIO HISTÓRICO DE ARRAIAS

Chapada dos Negros -Criança, Capoeira e Cultura


O resgate da história da Chapada dos Negros, em pleno ciclo do ouro, no Brasil Colónia, é uma das propostas da comunidade de Arraias. Tanto  que existe a Associação Cultural da Chapada dos Negros, formada por capoeiristas de Arraias. Segundo o presidente da Associa­ção, José Reginaldo Ferreira de Moura, conhe­cido como Mestre Fumaça, o objetivo é pre­servar as tradições, pesquisando e divulgan­do a origem do património histórico que é a Chapada dos Negros. Na área social é desenvolvido o projeto "Criança, Capoeira e Cultura", para integrar crianças e jovens à so­ciedade, tendo como base a tradição e a cultura da raça negra. A partir de 1751 começou o declínio do garimpo de ouro na Chapa dos Negros devido, entre outros fatores, às leis que restringiam a mão-de-obra escrava. A corrida do ouro na Chapada dos Negros foi predatória. Tudo que restou foram ruínas como as casas e muralhas construídas com grandes blocos de pedras e galerias. As muralhas presentes ainda na cidade despertam a curiosidade de to­dos.

APRECIE A BELEZA DAS GRUTAS! É PARTE DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO DE ARRAIAS!...

LAPA DO BOM JESUS


As imponentes serras de Arraias guardam sur­presas no ventre da terra. Uma dessas curiosidades é a Gruta da Lapa - um complexo de quatro grandes salões, medindo aproximadamente 40 metros de comprimento por 20 metros de  altura. As formações de estalactites e estalagmites lembram figuras hu­manas e de animais. A caverna tem labirintos e pe­quenas piscinas de águas transparentes. É totalmen­te escura e há sinais de fraturas no piso do segundo salão, onde há um córrego subterrâneo.
Todo esse cenário não pode ser visitado sem guias e equipamentos apropriados. Segundo o geólogo Venes Teixeira, é preciso definir e marcar as trilhas. Outros cuidados imprescindíveis são o porte de lan­ternas para cada visitante e uso de máscaras especiais para evitar inalação de fezes de morcegos. O atrativo fica na Fazenda Furnas, a 22 quilometros da cidade.

terça-feira, 28 de junho de 2011

FIQUEM ATENTOS!

Concurso: Ações Inovadoras no Livro Didático

               O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) lançou no dia 15/06/2011, o concurso Ações Inovadoras no Livro Didático. A iniciativa visa premiar e difundir boas práticas de escolas públicas e secretarias estaduais e municipais de educação voltadas ao remanejamento, à conservação e à devolução dos livros didáticos distribuídos pelo governo federal.
               Segundo a coordenadora geral dos programas do livro do FNDE, Sônia Schwartz, o concurso é uma forma de reconhecer a gestão educacional eficiente. “Idéias simples, criativas e aplicáveis à realidade local fazem toda a diferença no ambiente escolar”.
               A premiação para os primeiros colocados vai além de troféus e certificados. As equipes vencedoras vão ganhar também os 361 livros do Programa Nacional Biblioteca da Escola e da Coleção Educadores, passagens e hospedagem para apresentar suas experiências no 13º Encontro Técnico Nacional dos Programas do Livro. O evento ocorrerá em Curitiba, no Paraná, de 04 a 07 de outubro/2011.
               Os interessados em participar do concurso devem acessar a ficha de inscrição e o relato da ação no site do FNDE. Depois de preenchê-los conforme orientações do regulamento basta enviar os documentos ao e-mail concursopnld@fnde.gov.br até o dia 14 de agosto de 2011. O resultado será divulgado no dia 14 de setembro de 2011.
               A Diretoria Regional de Ensino de Arraias destaca a importância da participação das Unidades Escolares no referido concurso.
ZUGGI
 O Zuggi é o primeiro buscador educativo online no Brasil, desenvolvido especialmente para as crianças. Com um ambiente lúdico, didático e interativo, o Zuggi traz resultados através de imagens, auxiliando nas buscas realizadas pelas crianças e filtrando conteúdos inadequados a elas. É uma ferramenta de aprendizagem que tem como função dar autonomia para as crianças realizarem suas buscas sobre os mais diversos assuntos, despertando sua curiosidade e vontade de aprender.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

INFORME IMPORTANTE!

Conheçam a Biblioteca Digital, um lugar onde você pode acessar gratuitamente e se deliciar com tudo de bom no mundo virtual. São trabalhos fascinantes como:
  • Músicas em MP3 de alta qualidade;
  • Obras de Machado de Assis, entre outros;
  • As grandes pinturas de Leonardo da Vinci;
  • Historinhas infantis, vídeos da TV ESCOLA e muito mais....
Esse lugar é real!...
O Ministério da Educação disponibiliza tudo isso. O acervo é riquíssimo! Acesse e conheça o que temos de melhor. Vamos utilizar essa fantástica ferramenta de disseminação da cultura e do gosto pela leitura. Acesse agora! www.dominiopublico.gov.br

JOGOS EDUCACIONAIS PARA CRIANÇAS ALTISTAS

JOGOS EDUCACIONAIS PARA CRIANÇAS ALTISTAS

O projeto Autism Games é uma colaboração entre várias instituições, cujo  objetivo é promover um trabalho com crianças com autismo moderado a grave, para  que possam desenvolverem habilidades de vida independente.
Criado por mais de 80 alunos, 8 professores e 10 especialistas em autismo, o projeto representa mais de 16 mil horas de pesquisa e desenvolvimento.
O projeto Autism Games integra dois sites:  AutismGames   para pais e professores com instruções sobre como usar os jogos e seus objetivos e o  WhizKidGames com os jogos para as crianças.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

TEMOS DE AJUDAR O PROFESSOR AGORA, AFIRMA BEN SANGARI

Presidente da Sangari diz que o Brasil não pode esperar duas décadas para apoiar os professores na missão de dar qualidade à Educação
Temos de ajudar o professor que está na sala de aula agora. Essa é o alerta do físicio inglês Ben Sangari, presidente da Sangari no Brasil, sobre os desafios que o País precisa enfrentar para fortalecer um dos pilares do desenvolvimento socioeconômico sustentável.
Segundo Ben Sangari, o esforço para melhorar a qualidade na Educação brasileira passa necessariamente pelo apoio incondicional ao trabalho dos professores. "Temos de ajudar o professor agora. Não podemos esperar dez, quinze ou vinte anos para formar os professores do futuro", disse ele.
De acordo com ele, esse suporte ao professor requer das políticas de ensino a adoção de metodologias que deem formação e apoio continuados. Ben Sangari afirma que esse tipo de programa já está disponível no Brasil, e com capacidade para atender em larga escala, e não apenas de forma experimental.
É pelo uso dessas metodologias comprovadamente capazes de atender milhões de alunos com qualidade que Ben Sangari aposta no professor como mola propulsora da Educação de qualidade. Com as ferramentas de ensino adequadas, "o professor poderá conduzir aulas investigativas, em vez de levar apenas os alunos a memorizar coisas".

Entrevista, Sangari, Ben Sangari, UNESCO, Educação em Ciências, Metodologia de Ensino, Educação
CONHEÇA O PROINFO INTEGRADO

“O ProInfo Integrado é um programa de formação voltada para o uso didático-pedagógico das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no cotidiano escolar, articulado à distribuição dos equipamentos tecnológicos nas escolas e à oferta de conteúdos e recursos multimídia e digitais oferecidos pelo Portal do Professor, pela TV Escola e DVD Escola, pelo Domínio Público e pelo Banco Internacional de Objetos Educacionais.” Fonte: MEC
Está dividido em módulos sendo IED (Introdução a educação digital), TICs (Ensinando e Aprendendo com as TIC) e EP (elaboração de Projetos).
Para facilitar a equipe do linuxeducacional.com empacotou este conteúdo no formato debian para permitir a instalação offline no linux educacional.
Este conteúdo pode ser instalado em qualquer distribuição do LE e contém todo o conteúdo offline dos DVDs disponibilizados para os cursos.
TRABALHANDO COM O CMAP TOOLS NO LINUX EDUCACIONAL 3.0

O Cmap Tools é um software de autoria que permite a construção de mapas conceituais. Esta ferramenta pode ser utilizada como recurso educacional, podendo ser desde ferramenta de ensino fortalecendo e relacionando conceitos estudados como também ser um recurso que permita avaliação. O software está disponível para versões linux, windows e mac.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Projetor multimídia, mais uma ferramenta de inclusão digital!
 
Projetor, computador, televisão, aparelho de som, microfone e DVD. Um só aparelho, desenvolvido pelo Ministério da Educação, em parceria com as universidades federais de Pernambuco e de Santa Catarina.
Com o projetor ProInfo, a burocracia diminui. O aparelho pesa pouco mais de quatro quilos e pode ser conectado à internet apenas com uma tomada. Não é preciso configurá-lo, nem instalar softwares. Equipado com sistema wireless, ele permite o acesso à internet e projeta o conteúdo em qualquer parede. O principal benefício, de acordo com o professor, está no fator motivador. “Acoplar o conteúdo a som, imagem e movimento deixa os estudantes envolvidos”. Para driblar a possibilidade de acesso a material não confiável pela internet, Maciel sugere páginas certificadas pelo MEC. O Portal do Professor, por exemplo, contém aulas prontas em formato multimídia. “Tem também o Domínio Público. É bastante conteúdo”, afirma.

Texto retirado do site:
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=16323
              leia mais no endereço

quinta-feira, 9 de junho de 2011

APRENDER A INOVAR
 A Rede Social Minha Terra está no ar com muitas inovações nas ferramentas interativas, nas pautas, nas atividades, nos desafios e na metodologia de trabalho. Você é nosso convidado. Faça um "tour" pelo ambiente, explore e interaja!
Convidamos as escolas a participar dos vários recursos virtuais como, tutoriais, textos de apoio, áudio, vídeo, fórum, blog, rádio digital e outros. Não deixe de montar a sua equipe e divulgar a sua região e o seu município através das equipes de reportagens que poderão escolher entre os temas de trabalho editorias sugeridos: Cidade e trabalho, Cidade e Qualidade de Vida, Cidade e Cultura e Cidade e Participação Social.